Mercado imobiliário curitibano fecha ano acima da inflação
É isso que aponta o levantamento da Ademi-PR
O mercado imobiliário da capital paranaense encerra o ano com valorização acima da inflação. O preço do metro quadrado em apartamentos novos teve alta de 11% até o fim de setembro. Nos últimos doze meses, o IPCA, que é o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo, ficou em 5,19%.
É isso que aponta a última pesquisa da Associação dos Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário do Paraná. Na análise do presidente da Ademi-PR, Luiz Gustavo Salvático, os custos da construção civil cresceram de maneira significativa no último ano.
O preço médio do metro quadrado é de doze mil reais. Feito em parceria com a Brain (BREIN) Inteligência Estratégica, o levantamento mostra que o Volume Geral de Vendas chegou aos R$ 3,7 bilhões, 15% maior do que no mesmo período em 2022.
Segundo o Instituto Paranaense de Pesquisa e Desenvolvimento do Mercado Imobiliário e Condominial, o ticket médio do trimestre cresceu 0,5%. Na análise dos últimos dez meses, 2023 se destaca, com a 3ª maior média desde 2014. O vice-presidente de Lançamentos e Comercialização Imobiliária do Secovi-PR, Josue Pedro de Souza, destaca que o financiamento é a principal forma de compra de imóvel na cidade.
Em outubro, o preço médio dos imóveis adquiridos na cidade foi de R$ 397 mil. Outro foco dos compradores é no imóvel como um investimento.
O Centro segue como o bairro mais procurado, com 10% das negociações de imóveis residenciais. Na sequência estão o Água Verde, com 6,3% da procura, e o Boa Vista, com 4,7%.